Este é meu plano de aula para o ano de 2013
PLANO DE ENSINO:
CULTURA DA PAZ - PROGRAMA CIDADE
ESCOLA.
PROFESSOR: MARCOS
CHERES BRAGA
UNIDADE ESCOLAR: E. M.
PROFESSORA VILMA ALVAREZ GONÇALVES.
“Se a
educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade
muda.”
JUSTIFICATIVA
A cultura da Paz é extremamente necessária na atual
conjuntura, visto que hoje vivenciamos um culto à violência. Famílias inteiras
se reúnem em frente à televisão para apreciar filmes e até desenhos carregados
de cenas violentas.
O amor se esfriou de quase todos, a mídia e seus efeitos tem contribuído muito
para isso. A Educação que trabalha valores como a paz, contribui para uma
convivência mais pacífica nos níveis: individual, social e ambiental.
OBJETIVO GERAL
Promover nas crianças o desenvolvimento harmônico e
pacificador, trabalhando sempre os três pilares da cultura da paz ou o
Triângulo da vida: paz interior, paz social e paz ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Introduzir o conceito de paz como um princípio que
abrange todos os aspectos da vida.
·
Definir o que são virtudes e como as desenvolver.
·
Ensinar os valores éticos e morais.
·
Aplicar os conhecimentos obtidos na vida social.
·
Criar situações e levantar problemas para serem
solucionados através dos princípios da cultura da paz.
Conteúdos:
Regras de
boa conduta, valores para a convivência e direitos humanos.
Ø
Fevereiro
·
Tema: Paz e Gratidão.
Ø
Março:
·
Amor,
respeito, paciência e perseverança.
Ø
Abril:
·
Prudência,
amizade, responsabilidade e ordem.
Ø
Maio:
·
Sinceridade, confiança, diálogo e tolerância.
Ø
Junho
·
Criatividade, cooperação, compaixão e generosidade.
Ø
Agosto:
·
Liberdade, justiça, alegria e cooperação.
Ø
Setembro:
·
Coragem, dedicação, disciplina e doçura.
Ø
Outubro:
·
Entusiasmo, esperança, fé e fidelidade.
Ø
Novembro:
·
Humildade, misericórdia, justiça e honestidade.
Ø
Dezembro:
·
Revisão de alguns temas.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
·
Aulas expositivas;
·
Contação de histórias;
·
Recortes de jornal;
·
Dramatizações;
·
Desenhos;
·
Dinâmicas de grupo;
·
Música para meditação;
·
Rodas de conversa;
·
Vídeos;
·
Visita ao asilo;
·
Músicas cantadas e gesticuladas;
·
Trabalhos em sala de aula;
·
Jogos Pedagógicos.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação se dará através de observação contínua da criança, no desempenho de
suas atividades, desenvolvimento de suas relações e o interesse pelas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário