Plano de aula
Escola: Vilma Alvarez
Série: 1ª a 4ª série
Disciplina: Cultura de paz
Professor responsável: Marcos Cheres Braga
Número de aulas: 01 aula
Objetivos:
O aluno deverá definir conceitos e princípios da cultura de paz.
Aplicar os conhecimentos obtidos por meio da música e do vídeo, criando
um desenho que os represente.
Aprender a conviver em
grupo. Que os alunos observem os valores e as qualidades de
seus companheiros bem como as suas próprias.
Relacionar a atividade (teia de aranha) a uma teia que é perfeitamente
elaborada e da mesma forma, os seres humanos a partir do momento que se unem
pela luta e prol de valores aperfeiçoam e descobrem que todos podem fazer cada
um a sua parte. Entendam que todos são importantes na imensa teia da vida e
ninguém pode ocupar o espaço do outro.
Conteúdo
Iniciar com um a música que fale sobre a paz.
Conhecer a turma, pedir que cada um fale o seu nome e do que mais gosta
elaboração de regaras com o professor e os monitores, sob a coordenação e
supervisão dos mesmos.
Apresentar para os alunos a cultura de paz em forma de exposição
dialogada. Mostra a eles o conteúdo da matéria que trabalharemos nas aulas.
Apresentar vídeo sobre a paz.
Distribuir papéis e lápis de cor para os alunos expressarem
artisticamente o que entenderam da música e do filme.
Sentados em círculo vamos brincar de criar a “teia dos valores”
*Cada aluno ao receber o rolo ou novelo de linha escolhe um colega, diz
o nome dele e a qualidade que mais gosta nele.
*Em seguida , segura a linha e joga o rolo para o colega escolhido que
por sua vez, escolhe outro e assim sucessivamente até que todos tenham recebido
o fio e a qualidade. Cuidado para não soltar a linha.
* Depois que todos tiverem recebido
o novelo vamos olhar para o desenho que as linhas entrelaçadas podem ter
formado e conversar:
- O que pode representar o desenho que foi formado?
-Por que é importante que cada um segure com cuidado a sua parte na
linha? Resposta pessoal.
-As qualidades de todos os colegas são iguais? Por quê?
-È mais fácil perceber as qualidades ou os defeitos em nós e nos
outros? Por quê?
Avaliação
Será feita uma avaliação diagnóstica par se conhecer o perfil e o
potencial de cada aluno.
Será observado a participação individual e coletiva.
Através do que expresso no desenho.
Será observado a capacidade de interação dos alunos.
Materiais apresentados: aparelho de som, notebook, projetor, lápis de
cor, lápis, folha de sulfite, novelo de barbante, fime, cd ou pen-drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário