domingo, 26 de maio de 2013

Primeira aula do ano

Plano de aula

Escola: Vilma Alvarez
Série: 1ª a 4ª série
Disciplina: Cultura de paz
Professor responsável: Marcos Cheres Braga
Número de aulas: 01 aula

Objetivos:

O aluno deverá definir conceitos e princípios da cultura de paz.
Aplicar os conhecimentos obtidos por meio da música e do vídeo, criando um desenho que os represente.
Aprender a conviver em grupo. Que os alunos observem os valores e as qualidades de seus companheiros bem como as suas próprias.
Relacionar a atividade (teia de aranha) a uma teia que é perfeitamente elaborada e da mesma forma, os seres humanos a partir do momento que se unem pela luta e prol de valores aperfeiçoam e descobrem que todos podem fazer cada um a sua parte. Entendam que todos são importantes na imensa teia da vida e ninguém pode ocupar o espaço do outro.

Conteúdo

Iniciar com um a música que fale sobre a paz.
Conhecer a turma, pedir que cada um fale o seu nome e do que mais gosta elaboração de regaras com o professor e os monitores, sob a coordenação e supervisão dos mesmos.
Apresentar para os alunos a cultura de paz em forma de exposição dialogada. Mostra a eles o conteúdo da matéria que trabalharemos nas aulas.
Apresentar vídeo sobre a paz.
Distribuir papéis e lápis de cor para os alunos expressarem artisticamente o que entenderam da música e do filme.
Sentados em círculo vamos brincar de criar a “teia dos valores”
*Cada aluno ao receber o rolo ou novelo de linha escolhe um colega, diz o nome dele e a qualidade que mais gosta nele.
*Em seguida , segura a linha e joga o rolo para o colega escolhido que por sua vez, escolhe outro e assim sucessivamente até que todos tenham recebido o fio e a qualidade. Cuidado para não soltar a linha.
* Depois que todos tiverem recebido  o novelo vamos olhar para o desenho que as linhas entrelaçadas podem ter formado e conversar:
- O que pode representar o desenho que foi formado?
-Por que é importante que cada um segure com cuidado a sua parte na linha? Resposta pessoal.
-As qualidades de todos os colegas são iguais? Por quê?
-È mais fácil perceber as qualidades ou os defeitos em nós e nos outros? Por quê?

Avaliação

Será feita uma avaliação diagnóstica par se conhecer o perfil e o potencial de cada aluno.
Será observado a participação individual e coletiva.
Através do que expresso no desenho.
Será observado a capacidade de interação dos alunos.

Materiais apresentados: aparelho de som, notebook, projetor, lápis de cor, lápis, folha de sulfite, novelo de barbante, fime, cd ou pen-drive.





Dinâmica com alunos


Nenhum comentário:

Postar um comentário